O projeto “Metodologias para avaliação de Projeto e Clustering para Geração de Valor na Cadeia do Biogás” foi proposto pela equipe do LESP (UTFPR-PG) em razão de uma demanda da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), agência do sistema ONU especializada em desenvolvimento industrial sustentável.
O objetivo da parceria é desenvolver ferramentas inovadoras para localização e avaliação de oportunidades de negócios voltadas ao uso do biogás como fonte de energia.
A demanda surgiu a partir do projeto GEF Biogás Brasil (“Aplicações do Biogás na Agroindústria Brasileira), implementado pela UNIDO e financiado pelo Global Environmental Facility (GEF), tendo como líder nacional o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). O projeto objetiva reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a dependência de combustíveis fósseis por meio da promoção do biogás e do biometano como fontes de energia e combustível. A iniciativa pretende diversificar a matriz energética brasileira, estimular a inovação tecnológica, aprimorar a competitividade da agroindústria nacional e propor novos modelos de negócio para o setor, além de reduzir a emissão de gases poluentes.
A UNIDO e outros parceiros têm organizado e participado de eventos que visam promover e fomentar a geração e aproveitamento de biogás como uma fonte de energia alternativa a combustíveis fósseis. Em agosto de 2019 aconteceu em Foz do Iguaçu (Paraná – Brasil) um treinamento sobre biogás com representantes do governo federal, de instituições privadas e entidades setoriais, para discutir a cadeia de valor do biogás no Brasil. E em setembro de 2019 tanto a UNIDO como o LESP participaram do 2º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), em Chapecó (Santa Catarina – Brasil), onde representantes da UNIDO ministraram apresentações técnicas sobre a geração de energia e combustível a partir da produção de biogás e biometano no Brasil.
O projeto GEF ainda conta com os seguintes parceiros:

