Desenvolver pesquisas e soluções para sustentabilidade proporcionando ganhos e oportunidades para a sociedade e os alunos
Desenvolver pesquisas e soluções para sustentabilidade proporcionando ganhos e oportunidades para a sociedade e os alunos
O grupo tem por objetivo promover pesquisas e desenvolver soluções sustentáveis aplicadas a sistemas produtivos, por meio da integração ética e colaborativa entre estudantes, docentes, pesquisadores e egressos. O objetivo central é contribuir para a construção de uma sociedade mais sustentável, por meio de abordagens interdisciplinares e inovação científica. As principais temáticas envolvem: pensamento de ciclo de vida; avaliação do ciclo de vida ambiental, social e econômica; elaboração de relatórios de sustentabilidade; energias renováveis; economia circular; sistemas de gestão voltados à sustentabilidade; e eco-inovação.
O grupo tem como objetivo desenvolver pesquisas aplicadas e soluções sustentáveis que fomentem a bioeconomia e promovam o desenvolvimento sustentável.. As linhas de atuação abrangem temáticas estratégicas, tais como: bioeconomia, economia circular, avaliação do ciclo de vida (ACV), ecodesign, rotulagem ambiental, tecnologias e inovações verdes, modelos de negócios sustentáveis, análises econômicas e financeiras, bioenergia, mapeamento e análise de fluxos de materiais e energia, além do desenvolvimento de instrumentos de gestão e formulação de políticas públicas voltadas à sustentabilidade.
Professor DTU
Ter feito parte do LESP durante o meu mestrado e doutorado me proporcionou diversas oportunidades de aprendizado e crescimento. O ambiente criado pelos professores e mantido pelos alunos fomenta a colaboração e a troca de aprendizados, e isso faz toda a diferença na motivação para aprender algo novo. Tanto a atmosfera quanto a infraestrutura. Tive diversas oportunidades de me envolver em projetos relacionados à ACV e economia circular, o que levou a grandes aprendizados técnicos, e contribuiu para a o enriquecimento do meu currículo, tanto com experiência em trabalhar com projetos como publicações.
Professor UNESPAR
Entrei no laboratório em 2015, ainda na graduação, e fiquei até 2022, quando concluí o meu doutorado. Desde o início, me encantei com o ambiente, mesmo simples na época, já era incrível para aprender e pesquisar. Tive a sorte de acompanhar uma grande reforma (vale a visita ou, melhor ainda, um café com o pessoal!). O LESP virou um dos meus lugares favoritos, cheio de gente inspiradora, pesquisas de impacto, e projetos junto ao setor industrial (Castrolanda, Embrapa, Alegra Foods, Sooro) que tive a oportunidade de participar. Recomendo de olhos fechados a quem busca crescer academicamente e profissionalmente.
Professora UTFPR
Sou egressa do LESP e tenho muito orgulho de tudo o que vivenciei no laboratório, durante e após o doutorado. Meu vínculo com o grupo continua ativo, refletindo o ambiente colaborativo e acolhedor que o LESP proporciona. Participei de projetos de pesquisa, publicações científicas e atividades práticas que contribuíram significativamente para minha formação. A troca de ideias entre os membros é constante e enriquecedora. Os professores se destacam pelo compromisso, dedicação e acessibilidade, favorecendo o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. A experiência no LESP foi essencial para minha trajetória e continua impactando positivamente minha atuação.
Pesquisador Muush
Sou peruano e tive a sorte de ser acolhido pelo LESP desde o primeiro dia que cheguei ao Brasil, em 2018, ano que comecei o mestrado e permaneci até a conclusão do doutorado, em 2025. Foi no LESP que aprendi praticamente tudo o que sei sobre sustentabilidade e pesquisa, graças à uma equipe sólida de alunos e professores que, além de serem profissionais qualificados, são excelentes pessoas. Sinto orgulho de ter acompanhado a evolução do laboratório, que no tempo ganhou melhor infraestrutura e equipamentos, por meio de projetos com organizações e indústrias. Isso permitiu não apenas a produção de conhecimento teórico, mas também a solução de problemas reais enfrentados por empresas e pela sociedade.
A UTFPR conta com cerca de 35 mil estudantes, entre curso técnico (162), graduação (29.624), especialização (2.573), mestrado (1.879) e doutorado (684), atuando nas áreas tecnológicas, humanas e sociais. São mais de 2.430 docentes (1.681 Magistério Superior e 750 Ensino Básico, Técnico e Tecnológico) e mais de 1.100 técnicos-administrativos, que se dedicam à realização de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, em 13 cidades do Paraná. É a universidade com a maior presença no estado, uma das maiores multicampi do Brasil e tem a maior oferta de vagas públicas em cursos de engenharia no país
O PPGEP, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção tem como missão formar recursos humanos de alta qualidade, voltados à pesquisa, docência e extensão, a fim de promover desenvolvimento tecnológico, inovação e sustentabilidade em nível nacional e internacional na área de engenharia de produção. Com Corpo Docente composto por 17 docentes permanentes e 8 professores colaboradores e associados ao programa. O PPGEP atualmente conta com 11 grupos de pesquisas, como os grupos de Sistemas Produtivos Sustentáveis e Bioprodução, que compõem o LESP.
O LESP está localizado no segundo andar do Bloco P da
Universidade Tecnológica Federal do Paraná,
campus Ponta Grossa.
Rua Doutor Washington Subtil Chueire, 330
Jardim Carvalho, Ponta Grossa, PR
84017-220